Open House Porto: arquitetura de portas abertas em Porto e seus arredores

Depois do enorme sucesso da última edição, que contou com 32 mil visitas, o 5º Open House Porto (OHP) já tem data marcada. Nos dias 29 e 30 de junho, um vasto conjunto de espaços de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia vai abrir as suas portas gratuitamente, mostrando a excelência do patrimônio arquitetônico das três cidades. Este roteiro apresenta 70 espaços, 60 por cento dos quais inéditos e mostram-se pela primeira vez a todos os que queiram conhecê-los. Desde a primeira edição, em 2015, o OHP já recebeu quase 100 mil visitas.

Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura, a edição 2019 do Open House Porto é comissariada pelos arquitetos Nuno Valentim e Joana Couceiro. “Uma equipa jovem com diferentes experiências profissionais, com conhecimento e intervenção sobre a grande transformação que se está a operar no tecido urbano das cidades”, diz o diretor executivo da CA. Nuno Sampaio realça ainda a “excelência da dupla curatorial e o ambicioso roteiro que se apresenta à Casa da Arquitectura com esta curadoria”.

Joana Couceiro e Nuno Valentim © José Miguel Rodrigues

O roteiro de 2019 é dedicado à “Vida Interior”. Um percurso em que “a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral.” “A porta entreaberta é lugar de expectativa e suspensão. Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, isolado e agreste”, conforme descrito no texto curatorial.

Contando com a parceria estratégica das Câmaras Municipais de Matosinhos (CMM), Porto (CMP) e Gaia (CMVNG), o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano. No sentido de assegurar que cada edição é original e irrepetível, o OHP propõe este ano “uma viagem pelos lugares de interioridade”, desvelando “muitas casas, palácios, bairros, alguns monumentos; entrar na cidade, penetrar nos seus segredos, saber dos seus interstícios e das pessoas (ou da sua ausência)”.

// Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 15 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 300 voluntários. O formulário para a candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com ou diretamente AQUI.

LINHAS CURATORIAIS

‘Vida Interior’ é o percurso curatorial proposto na edição Open House Porto 2019.

Numa leitura literal do evento, a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral.

A porta entreaberta é lugar de expectativa e suspensão. Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, isolado e agreste.

Interior designa o que está mais próximo do centro, do coração ou das entranhas. Qualifica o quarto sem luz natural, o território sem mar, o alto mar, a roupa mais íntima e o nosso íntimo. Muito vasta em escala e significação, a ideia representa, ainda, espaços físicos e imateriais.

Nesta edição, propõe-se uma viagem pelos lugares de interioridade.

A experiência da passagem interpela os sentidos na descoberta do avesso do espaço visível: o silêncio de um claustro, o horizonte de um miradouro, aquele canto para ler, uma sala para estar; a cozinha desarrumada, uma banheira vazia, ou a alcova apertada. As transições sujeitam o corpo a impactos de escala, à metamorfose da luz, da temperatura, e à transformação do ar.

‘Vida Interior’ vai desvelar muitas casas, palácios, bairros, alguns monumentos; entrar na cidade, penetrar nos seus segredos, saber dos seus interstícios e das pessoas (ou da sua ausência) porque o essencial da arquitetura só se torna visível neste encontro.

Joana Couceiro e Nuno Valentim, Comissários Open House Porto 2019

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Open House Porto: arquitetura de portas abertas em Porto e seus arredores" 11 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914937/open-house-porto-arquitetura-de-portas-abertas-em-porto-e-seus-arredores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.